top of page
Prima Arquitetura

4 tendências que inspiram a arquitetura hospitalar no futuro




A recente pandemia do Coronavírus fez com que a arquitetura hospitalar precisasse se adaptar a uma realidade inesperada. Tais mudanças ocasionaram um questionamento sobre a forma em que os hospitais são construídos. 

 

O curta-metragem “The Hospital of the Future”, produzido pelo escritório de Arquitetura OMA do arquiteto holandês Reinier de Graaf, traz isso como tema. A produção analisa o desenvolvimento dos hospitais ao longo das décadas e apresenta variados pontos que devem mudar a arquitetura hospitalar no futuro.

 

Podemos imaginar uma nova maneira de construir hospitais?

 

Atualmente, as instalações de última geração se tornam desatualizadas cada vez mais rápido. Dessa forma, já estão sendo reconstruídas assim que inauguram.

 

Diante de uma visão utópica, como a retratada no curta-metragem, há uma reflexão sobre características que tornariam os hospitais mais funcionais e saudáveis para os usuários e funcionários, além de se relacionar melhor com o meio em que foi construído. 

 

1. Modulação/adaptabilidade: Sugere uma estrutura baixa construída não como um edifício mas como um sistema modular que incorpora jardins onde a natureza pode ser desfrutada em meio aos módulos funcionais. Alta capacidade de transformação dos hospitais e fácil adaptação para passar por mudanças rápidas e frequentes.

 

2. Autossuficiência: O hospital do Futuro se reconstrói. Ele propõe que os centros hospitalares contem com fazendas urbanas para produzirem os próprios suprimentos, produzir o que consomem, como a própria energia, alimentos, e seus próprios remédios, além de usar dos seus resíduos como recursos.

 

3. Logística: Um número limitado de elementos que acomoda uma série de funções, uma estrutura que pode ser ampliada ou reduzida, mas que permanece operacional o tempo todo, adaptável às mudanças nas demandas e organizado em torno de uma rede de fluxos de funcionamento interno.

 

4. Tecnologia: Maximiza o potencial da modularidade, pré-fabricação e até da impressão 3D que permite velocidade na construção e na adaptação dos espaços, usufruindo das vantagens que a tecnologia proporciona para criar uma estrutura adaptável a diversos ambientes de acordo com a demanda específica de cada Hospital.


19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page