top of page
Prima Arquitetura

A importância da preservação de ícones arquitetônicos das cidades.

por Marina Guedes

 



Os símbolos arquitetônicos são símbolos vivos da história e da identidade de uma cidade. Eles não só as embelezam, mas também representam um marco na história e refletem os valores e aspirações de uma comunidade. Preservar e valorizar esses ícones vai além de uma questão estética, é uma forma de honrar a herança cultural e histórica da cidade. Os ícones se tornam pontos de referência do dia a dia, conectando gerações presentes e futuras pela identidade compartilhada.

 

Além disso, essas construções têm o poder de inspirar, educar, e despertar a curiosidade pelo passado, incentivando a exploração e estimulação do pensamento criativo. 

Ao preservar esses marcos, garantimos que as futuras gerações tenham a oportunidade de aprender com o passado e se inspirar para o futuro. 

 

Brasília é uma cidade modernista por seus vários edifícios monumentais, que são reconhecidos como símbolo da arquitetura modernista, e da visão audaciosa de seus arquitetos. Embora tenha esse reconhecimento, existem poucas edificações que se destacam pela identidade modernista brutalista. Atualmente, por mais que não seja reconhecido como patrimônio, um dos edifícios marcantes da cidade está passando por uma reforma que o descaracteriza.

 

O edifício da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), localizado na 505 norte, até setembro de 2023, era a sede da CNTI e então foi vendido para uma incorporadora, a qual se tornou responsável pelo imóvel, tornando-o propriedade privada. Por ter se tornado privado, os novos donos têm o direito de fazerem as mudanças que desejarem. 

 

O edifício, construído na década de 70, é um símbolo da arquitetura moderna brasiliense brutalista. Ele possui a parte de cima destacada do térreo, colunas com formas de arcos, e os detalhes vazados na fachada de concreto protegendo as janelas. Porém, tem passado por uma obra, que tem como objetivo tapar todas as colunas e a varanda que irá sumir. A atual reforma faz com que o edifício perca todos os princípios arquitetônicos que o tornam reconhecido pelo seu estilo.

 

Portanto, é essencial promover um diálogo aberto e educativo sobre a importância de proteger e valorizar os marcos arquitetônicos e ícones urbanos de uma cidade. Ao fazê-lo, estamos investindo não apenas na preservação física destas estruturas, mas também na preservação da identidade para as gerações futuras.

50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page