top of page
Prima Arquitetura

Arquitetura e Saúde Mental

🏥 Entendemos a importância de espaços bem projetados para saúde mental. A configuração e desenho de um ambiente podem impactar diretamente no estado de espírito e no conforto de seus ocupantes.

Arquitetura da saúde, arquitetura de clínicas, arquitetura hospitalar voltada para o bem-estar e a saúde mental dos pacientes.
A Arquitetura da Saúde se preocupa com muito mais do que o conforto e funcionalidade de pacientes e profissionais de saúde. A saúde mental dos usuários, visitantes e colaboradores é sempre prioridade.


📚“Alves, Figueiredo e Sánchez (2018) ressaltam que o arquiteto deve projetar de forma personalizada, onde o bem-estar físico e psicológico do usuário seja atingido de maneira satisfatória, levando em consideração o acolhimento e o conforto.”


📚“Um ponto do projeto arquitetônico fundamental para o bom funcionamento de qualquer EAS é o cuidado com a iluminação, seja ela artificial ou natural, tanto para os pacientes, quanto para visitantes e colaboradores.”


📚”A iluminação não só traz benefícios para o relógio biológico e para estado emocional, como também para a valorização dos espaços comuns.”


📚”Romero (2011) defende, também, que os arquitetos devem se empenhar para deixar esses espaços, aconchegantes, seguros, com liberdade de movimento, que respeite e valorize a individualidade, tanto de paciente, quanto do colaborador (…).”


Buscamos sempre criar espaços que contribuam para a saúde mental, aliando beleza, funcionalidade e bem-estar. Acreditamos que ambientes saudáveis podem transformar vidas.


📚ALVIM, P. M. (2021). Modelos de Depreciação Associados à Inspeção Especializada na Gestão de Edificações para a Saúde. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

95 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page