top of page
Prima Arquitetura

Arquitetura Hospitalar em Foco no Evento GE31, do GnarqBrasil.

No ultimo dia 26 de julho de 2023, tivemos a honra de participar do GE31, evento promovido pelo Grupo Científico de Neurociência e Arquitetura do Brasil - GNArq Brasil. Com o título "Da Metodologia à Prática: Cases de Sucesso em Arquitetura Hospitalar", o encontro reuniu especialistas da área da Neuroarquitetura e Arquitetura da Saúde.





Priscila Alvim, nossa diretora executiva, foi convidada pelo GNARq para compartilhar insights valiosos acerca de sua experiência e, principalmente, de seus estudos sobre Arquitetura da Saúde.

O evento, desde suas últimas edições, tem se tornado um fórum para discussões e estudos significativos em torno das decisões projetuais na arquitetura e, dessa vez, o foco foram os estabelecimentos assistenciais de saúde.

Priscila Alvim, que tem uma vasta trajetória de contribuições para a arquitetura hospitalar, apresentou a palestra com o tema "Modelos de Depreciação Associados à Inspeção Especializada na Gestão de Edificações para a Saúde".

Baseando-se em um caso real da Unidade da Criança e do Adolescente do Hospital Universitário de Brasília - UCA/HUB, à época do estudo com suas obras paralisadas, Priscila demonstrou o processo de avaliação da depreciação dos elementos inacabados da construção.

Através de uma abordagem precisa, foram discutidas duas inspeções realizadas em momentos diferentes para quantificar a depreciação da edificação. A primeira inspeção utilizou os dados disponíveis na época, enquanto a segunda seguiu as diretrizes da norma de Inspeção Predial publicada pela ABNT NBR 16747/2020.

Também foi enfatizada a importância de certos elementos arquitetônicos na área da saúde, como a iluminação adequada, a ventilação, o fluxo interno eficaz e a manutenção regular. Foi apresentado exemplo metodológico da avaliação especializada para guiar o profissional.


Usando o caso da UCA/HUB, Priscila Alvim demonstrou a aplicação da metodologia baseada no modelo de Ross-Heidecke adaptado para avaliar a depreciação e o custo de retomada das obras, e discutiu a complexidade desse processo de suma importância na gestão de estabelecimentos de saúde.


O evento foi uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos e a conexão com especialistas do setor. Ficamos honrados com o convite e esperamos que nossa participação tenha trazido um novo ângulo para as discussões, proporcionado uma maior compreensão da importância da arquitetura hospitalar e do papel crucial que ela desempenha no cuidado à saúde.

Aguardamos ansiosamente a participação em futuras edições deste importante evento e continuaremos contribuindo para o avanço da arquitetura hospitalar no Brasil.


48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page