top of page
Prima Arquitetura

Hospitais-Escola - Como conciliar diversas necessidades.

A arquitetura hospitalar, por si só, é uma das áreas mais desafiadoras da arquitetura. Além de envolver todos os desafios estruturais e arquitetônicos da construção civil, é preciso pensar na humanização dos espaços, eficiência no fluxo de pessoas e equipamentos, e acima de tudo, na saúde e bem-estar dos ocupantes e frequentadores.




Quando acrescentamos a este cenário a questão do ensino e da pesquisa, como a da Unidade da Criança e do Adolescente (UCA) do Hospital Universitário de Brasília (HUB), os desafios se multiplicam.

Um hospital-escola, como a UCA/HUB, demanda a integração perfeita entre espaços voltados ao ensino e pesquisa, e áreas destinadas ao atendimento e desenvolvimento das disciplinas da saúde. Este é um projeto que propicia cuidados de qualidade com a saúde para crianças e adolescentes, como, também, funciona como um centro de excelência acadêmica.

Ao pensarmos nas crianças e adolescentes em tratamento, entendemos a necessidade de um ambiente que ofereça segurança, conforto e bem-estar. Espaços lúdicos, cores convidativas e áreas que permitam a interação segura entre os pequenos pacientes são fundamentais.

E enquanto buscamos proporcionar este acolhimento, não podemos esquecer das infraestruturas robustas para suportar equipamentos especializados, além de zonas de isolamento, espaços para terapias intensivas e consultórios e etc.

No lado acadêmico, a UCA/HUB se destaca como um hospital-escola. É imprescindível que haja uma harmonia entre salas de aula, laboratórios de pesquisa e áreas para a prática pedagógica voltada para área da saúde

Todos esses espaços devem, de alguma forma, se entrelaçar com as áreas de atendimento hospitalar sem interromper o fluxo ou comprometer a privacidade e o cuidado ao paciente.

Além de tudo isso, o projeto demandou vários estudos para a retomada das obras. Isso nos mostra que, por trás desta já complexa engrenagem existe, ainda, mais um profundo estudo sobre a gestão e a sustentabilidade dos estabelecimentos de saúde.

Acreditamos que nossos projetos devem ser integrados com as necessidades e peculiaridades de cada demanda. Com a UCA/HUB, nosso compromisso resultou em um espaço que extrapola o atendimento hospitalar, integrando-se à comunidade acadêmica e local, e promovendo saúde, ensino, pesquisa e bem-estar social.

Projetar um hospital-escola é buscar harmonia entre ciência, comunidade e cuidado. É uma responsabilidade imensa, e também uma oportunidade ímpar de transformar vidas por meio da arquitetura. Nos sentimos honrados por fazer parte desta jornada.

72 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page