top of page
Prima Arquitetura

Normas e Regulamentos da Vigilância Sanitária para Arquitetura da Saúde: O Que Você Precisa Saber

A arquitetura da saúde, seja ela voltada para clínicas, hospitais ou outros Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), é um campo que exige total conformidade com uma série de regulamentos e normas. Dentre os processos, o trâmite para aprovação do Projeto Básico de Arquitetura (PBA), como é chamado no DF, junto a Vigilância Sanitária , é o destaque.




No desenvolvimento de projetos para arquitetura da saúde, o cumprimento minucioso dessas normas é nossa maior prioridade. O PBA descreve detalhadamente todos os aspectos do projeto, desde a localização e especificação de materiais de revestimentos e equipamentos, a sistemas de condicionamento artificial de ar.

Várias normas precisam ser levadas em consideração, dentre as quais: a ABNT NBR 9050/2020, que trata da acessibilidade às edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) da ANVISA nº 50 de 2002 e 51 de 2011, que regulamentam e estabelecem parâmetros para projetos de saúde.

A aprovação do PBA na Vigilância Sanitária é uma etapa essencial para o funcionamento pleno do empreendimento. O projeto será avaliado de forma a interpretar se o estabelecimento possui toda infraestrutura básica, necessária, para seu correto funcionamento e dentro das normas vigentes.

Em todos os nossos projetos, garantimos que os ambientes estejam em conformidade com todas as normas e regulamentações pertinentes, dentro do escopo de necessidades estabelecido pelo cliente.

Entendemos, também, que a arquitetura de excelência na saúde vai além do simples cumprimento das normas. Procuramos, sempre, superar as expectativas, criando espaços seguros, confortáveis, eficientes e que promovam a saúde e o bem-estar de todos que os utilizam.

Mesmo assim, as normas e regulamentos da arquitetura da saúde são fundamentais para o sucesso de qualquer projeto. Ao realizar um projeto para seu estabelecimento, recomendamos que busque por profissionais especializados na área. Ao fazer isso, você garante não apenas a aprovação do seu projeto, mas também a criação de um ambiente legalizado e funcional.

100 visualizações0 comentário

تعليقات


bottom of page